5 filmes sobre o professor e a educação

Em 18.10.2016   Arquivado em CINEMA, LISTINHAS

O sábado passado, dia 15 de outubro, foi o dia do professor.  E, embora esteja um pouco atrasada, eu gostaria de prestar uma homenagem à essa figura tão importante.

Por vezes, não damos valor, mas a verdade é que alguns dos professores que passaram pelas nossas vidas foram, provavelmente, nossos melhores amigos.

Já tive o prazer de conhecer diversos professores exemplares – no ensino fundamental, ginásio e, também, na faculdade- que, a seu próprio modo, deram o melhor de si para que eu seguisse realizando os meus sonhos.

Professores: o meu muito obrigadaComo homenagem, elenco aqui cinco filmes que retratam a jornada de um educador.

Então, vamos lá  

 

1) “Carpe Diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam de suas vidas uma coisa extraordinária.” 

Frase do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”

Conheci  esse filme  por meio da minha professora de filosofia, quando eu estava no primeiro colegial. E ele marcou muito a minha vida. Foi com Oh! Captain, My captain (poema que os alunos declamam para o mestre Keating, personagem do maravilhoso Robin Williams, ao fim do filme) que descobri a paixão pela docência em literatura.  Ser professora e poder ensinar sobre livros e histórias é um sonho que eu ainda pretendo realizar.

2) “O que é arte? Quando uma obra é boa ou ruim? E quem decide?”

Frase do filme “O sorriso da mona lisa”

Eu adorei esse filme quando o vi! Além de apresentar a Júlia Roberts como uma independente e pouco conservadora professora de arte, o filme retrata bastante a arte “subversiva” e o feminismo da década de 50. Por isso é um filme bastante questionador e reflexivo. Vale a pena vê-lo, sem pensar duas vezes!

3) “Se vocês quiserem ser alguém e quiserem chegar a algum lugar, então é melhor acordar e prestar atenção” 

Frase do filme “Mudança de Hábito 2”

Neste segundo filme, a cantora Doloris volta a assumir a identidade da irmã Mary Clarence para poder, a pedido da Madre Superiora, dar aulas de canto em uma escola pública católica que está prestes a fechar, em razão do péssimo comportamento dos alunos.

Por meio da música e do seu comportamento nada convencional, Doloris – que é interpretada pela incrível Whoopi Goldberg – muda e inspira a vida dos seus alunos.

Mudança de Hábito 2 é um filme divertido que, sem dúvida, celebra a importância do professor em nossas vidas.

 

4) “Se você quer o rock, você tem que quebrar as regras.”

Frase do filme “Escola de Rock”

Escola de Rock é um filme espirituoso e engraçado que demonstra, com muito rock n’ roll, o quanto métodos não tradicionais de ensino podem ser eficazes.

 

5) “Você, uma vez, me perguntou como eu iria salvar sua vida. É isso. Este é o momento”

Frase do filme “Mentes Perigosas”

 

Resgatando a linha dos filmes anteriores, Mentes perigosas trabalha com a ideia de “Reforma de Ensino”. Como fazer com que alunos rebeldes, desinteressados – e de uma realidade completamente diferente da sua- se sintam motivados à aprender? Como demonstrar que uma pessoa pode ser quem ela quiser na vida? Como demonstrar e permitir que cada um tenha a opção de escolha? Mentes perigosas é um filme que, no íntimo, trata justamente disso: da escolha.

Rejeitando o princípio determinista, traduzido na expressão “você é aquilo que o meio social determina”,  a professora Louanne – interpretada pela talentosa Michelle Pfeiffer- busca conhecer mais da realidade dos seus estudantes. Deixando de lado os rótulos sociais, ela se utiliza de músicas e poemas que façam eco à vida deles. Propõe prêmios, concursos e, também, diálogos sobre escolhas e expectativas e, assim, transforma a  todos.

É claro que neste percurso nem tudo são flores. Louanne têm de enfrentar a direção da escola que discorda dos seus métodos de ensino, muito embora eles tenham sido os únicos a ter efeito nos estudantes. Ela se depara, também, com muitas tristezas e choques de realidade, porém,  junto de seus alunos, ela persevera, ensina e aprende.

Em suma, Mentes perigosas é um filmes inspirador. Retrata as dificuldades com as quais a maioria dos educadores, senão todos, se depara em algum momento da jornada. E demonstra, também, que o autoritarismo nem sempre é eficaz. Ás vezes, o melhor é se aproximar dos alunos, conhecê-los e aprender junto com eles. Com amor e  e dedicação, a maioria das coisas – nem todas, verdade seja dita, mas a maioria – funciona.

E, aí vocês gostaram da listinha de filmes? 😍

Conta tudo  💋